O Himalaia brasileiro! Um portal de energia formado por rochas e piscinas cristalinas.
Está em Búzios na alta temporada ou feriado e as praias estão cheias?? Que tal encontrar um lugarzinho todo especial e pouco visitado?
A Ponta da lagoinha pode ser uma ótima alternativa, tanto para pegar um solzinho e fugir do crowd, como para quem deseja um lugar para se energizar, meditar ou simplesmente contemplar a natureza.
Ponta da Lagoinha – Porque Himalaia brasileiro?
O apelido carinhoso vem das formações rochosas da região. As rochas do município indicam que esta região fazia parte de uma gigantesca cadeia de montanhas há 520 milhões de anos, quando houve a colisão de massas continentais que formaram o paleocontinente Gondwana, semelhante ao que ocorre no Himalaia.
Segundo especialistas, na região da Lagoinha houve a quebra do Gondwana, entre os blocos continentais da América do Sul e da África, chamada tecnicamente de Orogenia Búzios, submetendo as rochas a altas pressões e temperaturas, que levaram a formações ainda mais especiais que, junto com o impacto das ondas, é responsável por moldar toda essa beleza natural!
Esse belo destino turístico buziano é um dos bens tombados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2003 e ainda abriga minérios como ferro, magnésio e cálcio, além de minerais como o quartzo, a granada e a cianita.
Curiosidades e Dicas Importantes
- A ponta da lagoinha também é considerada um portal energético, então se você procura lugares para meditar e cuidar da mente e do corpo, este com certeza será um dos seus lugares favoritos em Búzios!
- O cantor Caetano Veloso fez um show na Ponta da Lagoinha em 10 de dezembro de 1990, sozinho com seu violão, para plateia pequena e toda vestida de branco. A ideia na época foi incentivar o turismo ecológico e torcer para a melhoria da qualidade de vida em 1991. Imagina que coisa liiiiinda?!
- Caso você vá conhecer e ficar um pouquinho por lá, levando lanches, bebidas ou qualquer coisa que gere lixo, leve seu saquinho e tome muito cuidado para que não fique nada de sujeira por lá. Preservar presentes da natureza como esse é nossa obrigação! 🙂
- Acidentes graves já aconteceram na Ponta da Lagoinha por turistas que não respeitaram as forças da natureza. Quando a maré está mais alta, as ondas no local são bem fortes e o mar é violento quando bate nas rochas. Então tome bastante cuidado, principalmente se estiver com crianças. Aproveite as piscinas naturais somente quando a maré estiver baixa e cuidado na hora de subir nas pedras para tirar fotos.
Como chegar?
A Ponta da Lagoinha fica entre as praias da Ferradura e da Foca. Você consegue encontrar no GPS e também tem uma placa da Prefeitura que sinaliza a entrada na trilha. Caso tenha dificuldades de encontrar, procure no Google a Pousada Pedra da Laguna, pois a entrada fica logo depois!
Encontrando a entrada, você anda menos de 5 minutos e já chega nas piscinas que você vê nas fotos! Então, não tenha medo da trilha e não tem nenhum problema em levar crianças.
Não deixe de conhecer esse lugar de Búzios que é totalmente GOOD VIBES!
Para saber ainda mais sobre outros paraísos escondidos de Búzios, não deixe de ler sobre a Ponta do Pai Vitório e a Praia Olho de Boi – Um paraíso nudista e também sobre o Mangue de Pedra!
E saiba um pouco mais sobre os passeios que nossa empresa oferece clicando aqui e aproveite para entender mais sobre nossos serviços de transfer!