Quase desconhecido pelo turismo até bem pouco tempo atrás, o Bairro da Passagem é uma das verdadeiras joias de Cabo Frio, de visitação obrigatória para quem vai conhecer a cidade. Com casinhas coloridas, becos e ruas de pedra arborizadas, este é certamente um dos lugares mais fofos da região dos lagos!
Bairro da Passagem: Conheça a História
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), é a área de povoação portuguesa mais antiga de Cabo Frio, sua ocupação pelos portugueses se deu no início do século XVII e foi o único núcleo urbano entre 1616 e 1660.
Batizado com esse nome por ter sido o ponto do canal por onde se fazia a travessia nos tempos coloniais, o local é o berço do que seria a cidade de Cabo Frio. Ali surgiram as primeiras habitações e feitorias. Prédios históricos como a igreja de São Benedito, estão por toda parte.
Depois que o centro da povoação se deslocou para onde hoje fica o comércio da cidade, a Passagem foi ocupada pelos pescadores, que ali construíram suas casas, algumas ainda em pé. A proximidade com a foz do canal fez do antigo embarcadouro o ponto de partida para a pesca em alto mar.
O Beco do Príncipe e a Igreja de São Benedito
Às margens do Canal Itajuru um belíssimo casarão colonial foi construído em 1958 pela família real Orleans e Bragança. O terreno da casa também era passagem para os pescadores locais. Para que os pescadores não alterassem sua rota foi construído uma passagem dentro de uma parte do terreno que foi desapropriada. Para unir as duas edificações foi construído um arco e o lugar ficou conhecido como “Beco do Príncipe”. Hoje a casa se transformou num belo hotel chamado “Solar do Arco”.O beco, com suas casinhas de janelas coloridas, liga o porto da Passagem à praça São Benedito.
Construída por escravos, no século XVIII, a Igreja de São Benedito, localizada numa pequena praça de mesmo nome, ladeada por casinhas que conservam o desenho colonial, é uma das atrações da Passagem.
É difícil encontrá-la aberta, mas vale muito a pena conhecer a igreja por fora. Por dentro, a igreja é bem simples e há poucas imagens de santos, mas por fora a pequena igreja tem uma arquitetura colonial primorosa e vai garantir lindas fotos!
Como ir: Faça o Passeio Full Day Cabo Frio com a In Búzios
O Bairro da Passagem está localizado na região norte de Cabo Frio e fica na margem direita do Canal do Itajuru. Se você estiver hospedado em Cabo Frio, não é difícil chegar lá. O bairro fica acessível de carro (apesar da dificuldade para estacionar), além de você poder pegar ônibus, táxi ou uber.
Caso esteja hospedado em Búzios, nossa recomendação é que você aproveite para conhecer contratando o Passeio Full Day Cabo Frio, pois você será transportado entre as cidades em segurança, além de contar com um guia para explicar a história e ainda conhecer outros lugares como a Praia do Forte e o Forte São Mateus. Umas horinhas de shopping também estão garantidas no passeio, que inclui praia, cultura e compras!
Saiba mais sobre o Passeio Full Day Cabo Frio e faça sua reserva clicando aqui .
Caso você vá chegar de avião e precise de um serviço de transfer para Búzios, Cabo Frio ou Arraial do Cabo, clique aqui e entenda como funciona o nosso serviço.
Acompanhe as dicas em nosso blog e saiba tudo sobre os melhores destinos de praia do Estado do Rio de Janeiro! Até o próximo post!