Esta é a segunda parte de uma série de três artigos sobre as praias do Rio de Janeiro. Esperamos que já tenha lido o primeiro, mas, se não leu, não faz mal pois a ordem não faz diferença, basta saber que começamos pelas praias da zona sul no primeiro (do Flamengo ao Leblon) e este vai da Praia do Vidigal (final da zona sul) até a praia do Secreto, na zona oeste da cidade.
Praia do Vidigal
A Praia do Vidigal é uma pequena praia de cerca de 500m de extensão e fica localizada entre os bairros de São Conrado e Leblon e aos pés do morro Dois Irmãos, onde está a Comunidade do Vidigal.
No final de 1960, o conceituado hotel Sheraton se instalou na região e tinha a intenção de fechar o acesso à praia apenas para seus hóspedes. Para nossa alegria, esse projeto não foi adiante. Para acessar a praia existe uma escadaria de 133 degraus que liga a Avenida Niemeyer à praia.
Praia de São Conrado
Além da água azul esverdeada e a ótima estrutura, na Praia de São Conrado você tem vista para dois grandes cartões postais do Rio de Janeiro: a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Com pouco mais de 2 km de extensão, o local também é perfeito para quem gosta de praticar esportes à beira mar.
Na extensão de toda a praia há um calçadão com belas palmeiras, bancos e ciclovia, tudo para criar o clima perfeito também na orla da praia. Que tal caminhar, correr, andar de bicicleta ou só sentar em frente ao mar para contemplar a natureza?
Praia do Pepino
A Praia do Pepino é um trecho da Praia de São Conrado já conhecido por ser área de pouso dos praticantes de asa delta e parapente que decolam da Pedra Bonita, a poucos quilômetros dali.
Muita gente a frequenta para praticar esportes. Além dos saltos de asa delta, escalar as montanhas e aproveitar as ondas perfeitas para o surfe também são atividades bem comuns por ali.
Praia da Joatinga
A Praia da Joatinga é um verdadeiro paraíso escondido no bairro do Joá, entre São Conrado e Barra da Tijuca. A praia é bem pequena, com menos de 300m de faixa de areia e não é acessível em dias de maré alta, quando o mar cobre quase toda a areia. É o point dos surfistas, de gente bonita e da galera jovem.
Para chegar na praia é preciso fazer uma pequena trilha com algumas pedras e trechos mais íngremes, mas nada muito difícil, sendo bastante frequentada também por famílias com crianças. É uma praia linda e exclusiva, ótima para quem quer um pouco de privacidade e segurança.
Praia da Barra da Tijuca
Localizada na Barra da Tijuca, ao longo da Av. Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), a Praia da Barra detém o título de maior praia do Rio de Janeiro com quase 18 km de extensão.
A praia é caracterizada por sua areia branca, com águas esverdeadas e límpidas, além de locais com bastante ondas devido aos fortes ventos.
Os principais esportes praticados da praia são a pesca de beira, kitesurf, windsurf e flysurf, além de ser palco de muitos campeonatos. Em sua orla, é muito comum encontrar pessoas praticando outros esportes, como futebol de areia, futvolei, volei e frescobol, e mesmo fazendo caminhadas no calçadão ou andando de bicicleta ao longo da ciclovia. Ao contrário das praias da zona sul, a orla da Praia da Barra não é muito frequentada à noite.
Praia da Reserva
A praia da Reserva está localizada entre a praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio e recebeu esse nome por estar situada ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental destinada à preservação da vegetação de restinga e de manguezal. No interior da reserva, localiza-se a Lagoa de Marapendi, utilizada para a prática de esportes náuticos, como canoagem, remo e vela.
Mar esverdeado com águas claras, limpas e bem onduladas é apropriado para os esportes aquáticos. Os surfistas adoram esta praia,mas é importante saber que ela não é acessível por transporte público.
Em setembro de 2011 a Praia da Reserva passou a fazer parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela, tornando-se uma Unidade de Conservação.
Praia do Recreio e do Pontal
É a maior e mais agitada praia do bairro Recreio dos Bandeirantes e possui ondas mais fortes e as águas mais limpas do litoral carioca. Com cerca de 3km de extensão, possui diversas escolas de surf e vôlei de praia, sendo muito frequentada por surfistas e palco de muitos campeonatos de bodyboard.
Os prédios que ficam na frente da praia são limitados por lei a 3 andares, por isso o sol não é bloqueado atrás das grandes construções. Seu limite vai da praia da Barra da Tijuca até a pedra do Pontal. Já a praia do Pontal (do outro lado da pedra) é caracterizada por águas mais calmas e prédios de gabarito mais alto localizados no próprio calçadão da praia.
Praia da Macumba
A Praia da Macumba tem cerca de 1,3 km de extensão, localiza-se entre a Prainha e a Praia do Pontal. A praia recebeu esse nome por ser um local onde adeptos da Umbanda e do Candomblé que tinham o hábito de fazer despachos e trabalhos religiosos.
É conhecida também como o paraíso dos surfistas que utilizam longboard devido às suas ondas que oferecem condições para o surf durante o ano todo.
Vá de Transfer dos aeroportos para o seu Hotel na Barra da Tijuca
Se você está indo passar férias no Rio de Janeiro e vai ficar hospedado na Barra da Tijuca, o Transfer da In Búzios é o transporte ideal para ir do aeroporto ao hotel. Trata-se de um transporte especializado em turismo, que pode ser compartilhado ou privativo, sendo uma forma mais barata e com certeza muito mais segura.
Os veículos são equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, rastreamento via satélite e wifi, o que garante muito mais conforto e segurança. As saídas durante o dia são de hora em hora em serviço regular e durante a madrugada é ideal que você consulte os horários antes de contratar.
Caso tenha dúvidas sobre esse serviço, veja nosso artigo sobre os 15 benefícios exclusivos que apenas os clientes do Transfer In Búzios possuem. Se quiser fazer sua reserva de transfer agora mesmo, clique aqui.
Gostou desse post? Não deixe de ler também a Parte 1 e Parte 3, para saber sobre TODAS as praias do litoral carioca!
Leia também nosso artigo sobre a Lapa e o checklist que preparamos com tudo o que você precisa verificar antes de sair de férias! Aproveite e até a Parte 3!