In Búzios

Parque das Ruínas, uma opção de passeio com história no Rio!

Parque das Ruínas à noite, com iluminação em destaque.

Ao visitar o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas no Rio de Janeiro, você embarca num passeio que engloba o passado e o presente da capital carioca.

Esse é um ponto turístico que não é tão conhecido, mas mesmo assim encanta a todos que passam por ali.

Ficou com vontade de saber mais detalhes sobre o Parque das Ruínas? Então, se ajeite na cadeira e faça uma boa leitura!

Foto: Sempre na Viagem/Divulgação

A história do Parque das Ruínas

Para entender a história do Parque das Ruínas, temos que voltar no tempo até a Belle Époque Brasileira, uma vertente no país do movimento que aconteceu na França entre o final do século XIX e o início do século XX.

Esse período foi baseado no impressionismo e no art nouveau (arte nova), trazendo um avanço econômico no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.

No Rio, o que mais marcou o movimento foram as grandes reformas urbanísticas e o “boom” populacional da cidade. Mas o que o atual Parque das Ruínas tem a ver com essa fase?

É que no mesmo casarão morou a grande mecenas desse movimento, Laurinda Santos Lobo, que reunia grandes celebridades e intelectuais da época em bailes e festas.

Mas foi só em 1993, bastante tempo após a sua morte, que a propriedade foi tombada e, em 1997, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o que é hoje o Parque das Ruínas, após conclusão do projeto dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Foram criados espaços internos das ruínas e inseridas estruturas de ferro e vidro, sem alterar os tijolos originais da construção, o que revitalizou o glamour do lugar e manteve a memória histórica preservada.

Atrações do Parque das Ruínas

Agora que você já conhece um pouco mais da história, é hora de ficar por dentro das atrações do Parque das Ruínas.

Uma delas, inegavelmente, é a sua arquitetura. O projeto arquitetônico do local foi premiado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo governo do Brasil e o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). É raro encontrarmos lugares com essa estrutura clássica, que rende ótimas fotos e selfies.

Outra atração é a ampla programação cultural do local. O Parque das Ruínas recebe exposições, teatros infantis, apresentações de dança, concertos musicais, espetáculos circenses e trabalhos experimentais de artes plásticas, entre outras atividades.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Porém, o que mais chama a atenção é, sem dúvidas, o seu mirante, com uma vista incrível para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Marina da Glória e a área central do Rio de Janeiro. Inclusive, há dois no local, um no primeiro andar e o de maior destaque, no terceiro.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Além disso tudo, a lanchonete do Parque das Ruínas oferece ótimas opções para todos os tipos de paladar, sendo excelente para tomar um café da manhã ou lanchar com um amigo.

Com isso, o parque é perfeito para passear em família, curtir a paisagem, relaxar e aproveitar esse ponto turístico do centro do Rio.

Monte o seu passeio com a gente!

E você, gostou de conhecer um pouco mais do Parque das Ruínas, localizado no coração do Rio de Janeiro?

O jeito mais fácil de visitar esse ponto turístico é em um passeio com a gente, da In Búzios!

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Podemos incluir o Parque das Ruínas em um roteiro pela capital carioca ou simplesmente em um roteiro privativo para você e sua família. A escolha é sua!

Venha conhecer os nossos transfers e outros passeios disponíveis no Rio e em outras cidades, como: Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Paraty, Angra dos Reis e muito mais!

Clique aqui e fale com a gente por um dos meios de contato. Esperamos por você!

Sair da versão mobile