Patrimônio Geológico da UNESCO, berçário da Vida, Tesouro da Humanidade.
Você não deve ter ouvido falar, mas Búzios tem MESMO um lugar assim tão especial! O Mangue de Pedras é um dos últimos manguezais que ainda restam em Búzios e apenas um dos três existentes no mundo!! Os outros dois estão localizados um no Recife e o outro no Japão. Não é um privilégio?!
Então fique atento às próximas linhas porque você precisa conhecer esse lugar!
Um Manguezal de Pedra é um evento raríssimo e de beleza sem igual. Berço de vida marinha, morada de muitas espécies de fauna e flora e fortemente ligado à história geológica e humana local, é um patrimônio de riqueza natural e cultural inigualável!
A grande singularidade do Mangue de Pedra se deve a duas grandes diferenças em relação aos mangues comuns. A primeira, é que não há um rio para abastecer esse mangue com água doce. A água doce que o abastece é água subterrânea (aquífero Mangue de Pedra), proveniente da infiltração de chuvas na área da Rasa. Esse lençol d`água flui pelos cascalhos, areias e lamas que vemos nas encostas e aflora na areia da praia, misturando-se com a água salgada do mar e produzindo a água salobra, condicionante para existência deste tipo de ecossistema.
A segunda diferença consiste na ausência do mangue vermelho neste manguezal, em razão do tamanho de suas sementes. Como a praia é recoberta por pedras, as sementes desta espécie, que são maiores, não conseguem se fixar e acabam sendo arrastadas novamente pelas marés. Assim, só os mangues branco e preto se desenvolvem na praia, pois têm sementes pequenas.
A fauna deste tipo de manguezal abriga em torno de duas mil espécies, entre animais e vegetais, constituindo-se em uma zona de grande diversidade de organismos! Inclusive, no mangue de pedra buziano existem cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, além do peixe Mero e da quarta ave mais ameaçada de extinção do planeta, a Sianinha da Praia ou Formicivora littoralis! Não é incrível?!
Já a flora, mantém-se com espécies importantes de Mangues Branco e Preto, Cactus Cabeça de Velho, Aroeira da Praia, Pimenteira da Praia, Bromélias fixadoras e, em grande quantidade, o Pau Brasil. É realmente uma lindeza! 🙂
O mangue de pedra é uma área de raro valor científico, cultural e paisagístico. Possui um ecossistema muito frágil e raro, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente.
Segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Mangue de Pedra, as Paleofalésias da Rasa, a Falha Tectônica do Pai Vitório e da Ilha Feia compõem um geossítio de grande importância científica no Brasil, classificado como um dos sítios mais importantes do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro.
Todos os anos, em outubro, uma caminhada reúne moradores da Rasa e pessoas de vários Estados do país para chamar a atenção da importância do Mangue de Pedras. É a “Caminhada na Natureza”, que já passou da décima edição.
O mangue fica localizado na praia da Gorda, no bairro da Rasa, em Búzios. Essa praia é relativamente pequena e não tem comércio.
A praia da Gorda fica entre a praia Rasa e a Baía Formosa. Para começar a “trilha”, você verá uma passagem na orla, em frente a uma árvore no mangue. Vire à direita e é logo ali! Na verdade nem dá pra chamar essa pequena caminhada de trilha, de tão fácil e pertinho!
Pronto, agora você já sabe sobre mais um cantinho SUPER ESPECIAL de Búzios!
Se quiser saber mais sobre os paraísos escondidos de Búzios, não deixe de ler sobre a Ponta do Pai Vitório e a Praia Olho de Boi – Um paraíso nudista e sobre o roteiro de 3 dias em Búzios que preparamos especialmente para você!
E saiba mais sobre os passeios que a In Búzios oferece clicando aqui e aproveite para entender mais sobre nossos serviços de transfer!
+55 (22) 2623-6033
+55 (22) 99761-1602
reservas@inbuzios.com.br
Segunda à Sexta das 7h às 22h
Sábado e Domingo das 11h às 17h