Este é o terceiro de três artigos que preparamos especialmente para os nossos clientes contando um pouquinho de cada praia do Rio de Janeiro.
Em razão da quantidade de praias, dividimos em três partes para não ficar cansativo. Aqui, na parte 3, provavelmente é onde você mais vai se surpreender, pois falamos de praias muito menos frequentadas, mas nem por isso menos bonitas. Algumas delas desconhecidas até mesmo dos cariocas!
Então leia tudinho até o final e depois comente se você conhece ou já foi em alguma das praias que mencionamos aqui!
A Praia do Secreto está localizada no canto direito da Praia da Macumba perto da subida da Prainha. É um “pico” (ponto favorável a prática do surf) famoso de bodyboard e conhecido pelo seu “triângulo de direita” (ondas que quebram da direita para esquerda que tem um formato de triângulo). As melhores condições para a prática do Bodyboard são quando a ondulação está de sul e o vento terral (da terra para o mar).
Mas mesmo para quem não curte pegar ondas, as piscinas de pedras também são deliciosas simplesmente para mergulhar e relaxar no sol.
A Prainha é uma joia carioca! Muito linda e muito disputada pelos surfistas, principalmente aos finais de semana, quando fica bem cheia.
Como o próprio nome já diz, a Prainha é uma praia com pequenas dimensões, aproximadamente 700 metros de estreita faixa de areia e está localizada entre o Recreio dos Bandeirantes e Grumari na zona Oeste da cidade. Protegida pelos morros e pedras que a cercam e coberta pela abundante vegetação de Mata Atlântica nativa, esta praia esconde uma beleza única, com areias claras e águas cristalinas.
A Praia de Abricó é a única praia destinada à prática de naturismo da cidade do Rio de Janeiro. Está localizada dentro do Parque Municipal de Grumari, numa área de proteção ambiental, também na Zona Oeste da cidade, na Barra da Tijuca.
Uma praia considerada bastante tranquila, tem 1.5 km de extensão de muito verde e montanhas que contrastam com o mar e formam um cenário maravilhoso para relaxar.
Aos sábados, domingos e feriados não chuvosos a nudez se faz necessária para todos os frequentadores da Praia de Abricó, inclusive para vendedores ambulantes e fixos. Nos demais dias da semana o uso de roupas é opcional, porém não recomendado.
Com aproximadamente 2.5 km de extensão, a Praia do Grumari fica em uma reserva ambiental e por isso sua natureza é bastante preservada e incrivelmente admirada não só pelos visitantes da cidade mas também pelos próprios moradores.
Seu mar de águas limpas e transparentes tem uma cor que fica entre o azul e verde. As areias são douradas e limpas. O mar com pequenas ondas é propício para surf, bodyboard e esportes aquáticos em geral, mas no rasinho dá pra se banhar sem medo. A sua orla é cercada por vegetação de restinga e casuarinas.
A Praia do Inferno é a primeira de cinco praias conhecidas como “As praias selvagens do Rio de Janeiro”, sendo as demais as Praias Funda, do Meio, do Perigoso e dos Búzios (as próximas deste artigo).
Elas são assim chamadas em razão de ainda possuírem natureza intocável, além de serem acessíveis somente pelo mar ou por trilha. A trilha para todas essas praias começa no final da rua principal de Barra de Guaratiba e há duas opções, pelo meio da praia e pelo final da praia. Recomendamos mais a trilha do meio da praia, que é a que dá acesso à Pedra do Telégrafo, da foto de capa!
A beleza da Praia do Inferno realmente impressiona. São cerca de 200m de areia cercada por paredões de pedras e mata e as suas águas são agitadas e azuis. Além disso, por ser a mais afastada é a mais vazia de todas. Vale muito a pena conhecer!
A Praia Funda fica a mais ou menos 300m da Praia do Inferno e bem pertinho dela está a Pedra da Lua, que leva esse nome por ser uma formação rochosa cheia de crateras. São cerca de 300m de praia, também cercada com paredões de pedras e mata, bem parecida com a anterior e igualmente linda.
Com mais cerca de 500m de caminhada, chegamos à Praia do meio. São 350m de extensão de areia, o que faz dela a maior das cinco praias selvagens. A chegada à essa praia é um pouco mais complicada, pois é necessário descer/subir por um paredão de pedra com uma corda, sendo difícil para pessoas que tenham alguma limitação física mais importante.
A Praia do Perigoso tem somente 150m de extensão e tem águas bem mais tranquilas do que as anteriores. O acesso também é mais fácil, pois ela fica mais próxima da civilização. Por isso costuma ficar mais movimentada aos finais de semana.
Ela fica aos pés da Pedra da Tartaruga, essa formação rochosa de 98m de altura, responsável por dividir duas praias. Subindo na Pedra da Tartaruga, à esquerda está a trilha para a Praia do Perigoso, e, à direita, a Praia dos Búzios.
A Praia dos Búzios, também chamada de Praia das Conchas, quase não pode ser considerada praia, já que toda a sua faixa de areia é toda cheia de pedras, como mostra a imagem acima. Mesmo assim, é uma paisagem bonita que vale ao menos umas fotos.
A In Búzios também é sua agência de Turismo no Rio de Janeiro. Transporte especializado em turismo, Passeios e transfers regulares ou privativos, fretamento de veículos e guias bilíngues prontos para te levar para explorar os melhores pontos turísticos do Rio.
Aproveite sua viagem ao Rio e passe uns dias em Búzios! Acesse nosso site www.inbuzios.com e consulte-nos para transfers, passeios e hospedagens.
Não deixe conferir também a Parte 1 e a Parte 2 dos artigos sobre as Praias do Rio de Janeiro. E, para um passeio pela cidade, aproveite para conferir também o nosso post sobre a Lapa.
Continue acompanhando nosso blog, pois muitos artigos legais ainda vêm por aí!!
+55 (22) 2623-6033
+55 (22) 99761-1602
reservas@inbuzios.com.br
Segunda à Sexta das 7h às 22h
Sábado e Domingo das 11h às 17h